quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Semana passada recebi a seguinte mensagem:

"Minhas saudações meu amigo David! Para o seu governo, Freud se tornou ateu, mas não era. Que referencia tem um ateu em um mundo religioso em que vivemos?Você acha que eu sou louco de acreditar em tudo que Freud falou? Cuidado com que você lê, pois nem tudo que é parecer ser."

E assim respondi:

Claro que Freud se tornou ateu, ninguém nasce ateu ou teísta, com o passar do tempo é que decidimos em que acreditar. Uns tomam essa decisão com liberdade, outros nem tanto.
Que referência tem um ateu, eu não sei. Mas sei que antes de ser um ateu ele é um ser humano e tem direito a liberdade. Para mim um ateu tem a mesma referência que qualquer ser humano, pois seria um erro julga-lo sem antes conhecê-lo.
Considero Freud um grande homem, um grande cientista, e vejo nele, o ateísmo não como causa, mas como conseqüência, resultado de todo seu estudo sobre o homem e o uso da razão.
Não acho que você seja louco, nem estou tentando fazer você acreditar em Freud. Peço desculpas se foi isso que você entendeu. Acho ridículo que uma pessoa (ou pessoas) querer impor suas verdades. Sempre respeitei a liberdade dos outros e nunca me importei se os outros não pensam igual a mim ou acham ridículo o que acredito, pois para mim o que importa e que eu exerça minha liberdade e acredite. Isso basta.
Sempre tenho cuidado com tudo que tomo contato e não temo ler seja o que for, pois tudo tem sua importância, basta procurar. Sempre tomei o cuida de pensar por mim mesmo, pois não há nada melhor do que se sentir livre.
Pode ser que ninguém concorde com tudo que disse agora. Mas isso tem mesmo tanta importância assim? Sei apenas que fiz uso de minha liberdade e de minha razão, isso sim tem importância para mim, e isso é tudo.

Um abraço! Meu amigo.

Nenhum comentário: